Consultoria em Processos Industriais

X

Tratamento Térmico Pós-Conformação

Nos equipamentos construídos pela norma ASME VIII-1, ao se utilizar partes conformadas: cilíndros, cones, tampos semielípticos e torisféricos por exemplo, poderá ser obrigatório o seu tratamento térmico após o processo de conformação e antes da soldagem.

Esse tratamento térmico visa aliviar as tensões internas do material geradas durante o processo de conformação da parte. Essas tensões, caso não sejam aliviadas, poderão resultar em trincas nas fases seguintes de fabricação, quando o material será ainda mais solicitado durante os grandes gradientes térmicos que ocorrem na soldagem.

Para aços de baixa liga, como aços-carbono, a norma ASME VIII-1 define no parágrafo UCS-79 as condições que obrigam a execução do tratamento térmico pós-conformação.

O parâmetro básico para essa análise é o alongamento da fibra externa da parte, que leva em conta a espessura da chapa, o raio inicial e o raio final da parte conformada.

Caso o alongamento da fibra externa seja menor ou igual a 5%, não será necessário o tratamento térmico da parte.

Caso o alongamento da fibra externa seja maior do que 40%, o tratamento térmico da parte é obrigatório.

Caso o alongamento da fibra externa esteja entre 5% e 40%, e o material seja P-No. 1 e Group Nos. 1 ou 2, o tratamento térmico será obrigatório se qualquer uma das seguintes condições, listadas em UCS-79(d), for verdadeira:

  1. O vaso contiver substâncias letais;
  2. For exigido o teste de impacto para o material pelas regras da norma ASME VIII-1;
  3. A espessura da parte antes da conformação a frio for maior do que 16 mm (5/8 in);
  4. A redução de espessura por conformação a frio for maior do que 10% em qualquer local onde o alongamento da fibra externa exceda 5%;
  5. A temperatura do material durante a conformação esteja na faixa entre 120°C e 480°C.

O programa CerebroMix alerta o usuário caso o valor do alongamento da fibra externa exceda 5%, cabendo ao usuário fazer as verificações acima.

O valor exato do alongamento é apresentado na Memória de Cálculo de cada parte e os valores de P-No. e Group No. podem ser verificados na tabela de propriedades dos materiais.

Advertência apresentada pelo programa CerebroMix.

Fale Conosco

Código
Compartilhe nas redes sociais